sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Família e Escola


Participação dos pais é essencial para o desenvolvimento escolar da criança.

A sociedade atualmente tem passado por várias mudanças decorrentes de tantas informações e avanços tecnológicos, o que repercutiu sobre a configuração da família e o processo de interação dessa com a escola. Entretanto, a atuação dos pais na educação é essencial para o desenvolvimento da criança na escola.

O papel principal dos pais na educação é proporcionar espaço para que essa aconteça, ou seja, permitindo que ocorra e seja presente no contexto familiar, escolar ou qualquer outro onde haja interação social.

O papel de educar deve ser iniciado na família e se estender na escola, uma vez que os conceitos e valores que norteiam a criança durante a vida são transmitidos pelos pais. Se a criança chega à escola sem o discernimento entre o bem e o mal que proporciona o bom convívio, a atuação dos professores pode ficar comprometida, no sentido de precisar desenvolver a educação que deveria começar na família.

É indispensável que família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se pratica a exigência e sim a proposta, o acordo. A família pode sugerir encontros para a escola, não ficando presos somente às reuniões formais, pois além de ser um bom momento para consolidar a confiança, podem discutir juntos acerca dos seus papéis. A escola pode estimular a participação dos pais, procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

3 comentários:

Adliz Jamile disse...

Olá Alê!!!
Que bom que vc gostou do blog Scrap Playground!!!!
Então, o blog em si não é de Floripa não, rs!!!!
Somos em dez e eu por exemplo sou paulistana, morando em Teresópolis - RJ e tem gente de Brasília, do próprio Rio, de Minas, de São Paulo, de Porto Alegre e a querida Mari que é de Floripa, rs!!!
Como vc vê, somos do Brasil, hahaha!!!!
Mas participa dos desafios (brincadeiras) vc vai amar, rs!!!
Beijocas, Adliz!

Giselle Farias disse...

Adorei o artigo! O seu blog é uma gracinha! Beijos!

Adriano disse...

Muito bom esse artigo, parabéns pela postagem!

Lembrando que o papel dos pais está na formação dos valores da criança, e seus primeiros 5 anos vão ser determinantes para o resto de suas vidas. Por isso a estrutura familiar, e só ela, é capaz de construir um futuro melhor, mais justo e menos violento. Sem essa base, com crianças autodidatas aprendendo a viver sozinhas, o Estado nada poderá fazer para frear a criminalidade e a corrupção.

Analisando o contexto atual e a participação dos pais na criação dos filhos, vejo com muita preocupação como será nossa sociedade no futuro... É tempo de mudar, e precisa ser rápido!!

Grande abraço!!