domingo, 21 de agosto de 2011

Preparando o aluno a avaliação externa a partir da metodologia de sala de aula.




Avaliação Externa? Matriz de Referência? Descritores? Item?
Essas são as “questões” que mais preocupam os profissionais da educação. Qual a resposta certa, “o gabarito” para esta preocupação toda?
a) ( ) o livro didático
b) ( ) a família
c) ( ) a metodologia
d) ( ) a escola
Embora os distratores não estejam totalmente errados, este item “mal elaborado”, deveria ter como resposta correta a letra “c”, metodologia.
Por que Metodologia?
Os professores realizam seu trabalho ora com a certeza de um caminho certo, ora pensando que o que já faziam não está valendo.
Trabalhar com descritores não é totalmente diferente da prática que vem sendo realizada nos conteúdos de nossas escolas; o que torna “diferente” e “atrativo” é o novo “olhar”, um olhar reflexivo, trabalhando as habilidades dos alunos, o que não resulta somente numa apreensão de assuntos e sim, numa mudança de comportamento, a aquisição de novas competências.
Então, partindo deste “olhar”, concluímos que a metodologia é a base. “Devemos preparar o aluno para a Prova Brasil!” – este é o chamamento. Mas, se os assuntos pedagógicos e as matrizes de referência já estão sendo trabalhadas, “ensinados” e “apreendidos”, está faltando adaptar o aluno ao novo tipo de atividade, o “item”.
Nos planejamentos utilizamos várias atividades e exercícios, como: marque, copie, pinte, responde, relacione, complete, entre outros. Agora vamos acrescentar na prática de sala de aula atividades mais reflexivas e reelaboradas o “item”; utilizando enunciado, suporte, comando, gabarito e distratores, com o objetivo de familiarização e o exercício da reflexão.
Pois, às vezes, o resultado na “prova” não é satisfatório pelo tipo de questão, o educando não trabalhou durante as aulas com os itens, então a prova torna-se difícil pelo desconhecido da atividade.
Quando coloco que a resposta da preocupação está na metodologia, é porque o fundamental os professores já favorecem, que é a aprendizagem, apenas vamos “temperar” a prática de sala de aula com a aplicabilidade do item.
Com certeza, colheremos resultados mais significativos.



Por: Alessandra Caldeira da Costa
http://saberativo.blogspot.com
Psicopedagoga e Diretora Pedagógica da EducMAIS Consultoria & Treinamentos

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