segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nova oficina


Olá pessoal
No dia 01/08 estarei realizando oficina sobre o Livro Didático na Educação Infantil em Santana do Acaraú.
Bastante expectativas!
Este texto faz parte do material que será abordado.
Beijos!


LIVRO DIDÁTICO
Para que o livro didático faça parte de um processo educacional com qualidade, o professor não deve usá-lo como uma “cartilha fechada”, mas como um ponto de partida para o desenvolvimento da aprendizagem. A avaliação é do diretor de políticas de material didático da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Marcelo Soares.
Para Soares, qualquer obra sempre traz “limitações”, mas deve ser uma ferramenta orientadora do processo, inclusive para que se adapte às diferentes realidades.
“Ele acaba ajudando o aluno e o professor a compreenderem melhor não só o conteúdo propriamente dito, mas a instrumentalizar a escola para no tratamento desses conteúdos poderem trabalhar a realidade cultural, política, econômica de cada região”, afirmou o diretor em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.
O representante do ministério acredita que qualquer livro se mostra adequado às diferentes realidades culturais e sociais em que a escola está inserida, desde que os professores não tenham o livro como uma “cartilha fechada”. Segundo ele, durante o processo de seleção dos livros que serão distribuídos à rede pública, o MEC leva em conta se a obra procura apontar sugestões de estudos e atividades complementares que “levem o professor a trabalhar o livro dialogando com a realidade em que ele se situa”.
“É importante que o professor tome o livro didático como uma ferramenta de trabalho, não como o currículo mínimo que ele tem que desenvolver. Ele deve ser um apoio para o bom trabalho. O professor tem condições de ter uma relação de autonomia, de interação, sem subordinação ao livro. E cada vez mais a gente vê experiências muito interessantes em que nossos professores utilizam o livro de maneira criativa, promotora do desenvolvimento cognitivo”, indica.
Fonte: Agência Brasil - 09/07/2009
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/27/materia.2009-02-27.1621412438/view

Refletindo:

Na prática, o professor deve ir além do livro didático, quanto menor a criança, mais concreta e prazerosa devem ser as propostas de atividades.
O livro didático é um veículo de registro de aprendizagem, o ato de aprender, de assimilar o que esta sendo abordado deve ser adquirido antes de trabalhar no livro, isto é, no concreto e prático.
Quanto mais lúdica e prazerosa a exploração do conteúdo, melhor será o resultado.
Devemos estar atentos à exploração dos conteúdos, buscando integrar os objetivos referentes à faixa etária da criança, o projeto escolar, a proposta do livro didático e as expectativas do grupo. É a união destes eixos que facilitarão o processo de aprendizagem na educação infantil.




*Oficina do Livro Didático – Alessandra Caldeira da Costa – Agosto/2009

Nenhum comentário: