segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Refletindo sobre o ensino de História, Geografia e Ciências



Indicadores de Qualidade

Ambiente educativo – respeito, alegria, amizade,disciplina, solidariedade.
Prática pedagógica – reflexão coletiva sobre a proposta da escola e o uso do livro.
Avaliação – avaliação dos alunos, da escola e dos profissionais.
Acesso e permanência do sucesso – Quem são nossos alunos? Como interagem com os livros? Qual é o envolvimento da família com os livros?

Ação Pedagógica em Geografia
Dinamizar:
A organização da Sociedade e da Natureza
Produção do Espaço
Transformação e Modificação da Natureza lugar, paisagem,natureza e território.
Habilidades: observação, descrição, representação espacial, análise e síntese.


Atividades com os alunos

Leitura e escrita – contato com textos informativos e literários. Buscar informações, pesquisar, formular perguntas, comunicar idéias –Conceitos que poderão ser registrados com desenhos e/ou escrita.

Trabalho com imagens e mapas – ler e interpretar a linguagem dos símbolos gráficos como: fotos aéreas, mapas, tabelas e gráficos.

Leitura de mapas – ponto de referência, escala(distância), legenda(representação cartográfica - símbolos)
Leitura de fotos – registro da memória coletiva.
Imagem – complementa a informação, conhecimento da temática, desenvolvendo comparações.


A História ontem e hoje

Abordagem,memorização de fatos históricos e datas comemorativas.
Ponto de partida: a história de vida da criança e linha de tempo.
Construção de cidadania a partir do conhecimento histórico.
Trabalhos com calendários.

Ação com os alunos em História

Habilidades - observação, investigação, análise, síntese.

Considerações - questões sociais, noções essenciais do pensamento histórico, temporalidade, bens culturais.

Leitura e escrita – conceitos que precisam ser registrados.
Fontes documentais – fotos, gravuras, pinturas,objetos com significado histórico.
Relatos históricos
Leitura de mapas
Leitura da imagem

Ação Pedagógica em Ciências

Ponto de partida – situações-problema capazes de gerar reflexão - conhecimento prévio(senso comum)
Perguntas para condução do ato de pensar
Habilidades: observação, análise, investigação, elaboração de hipóteses
Trabalho com experimentos
Leitura
Leitura da imagem
Escrita – registro de conceitos e experimentos.

Ação com o aluno

Leitura
Escrita
Concepções científicas através: conversa, desenho,produção textual
Desenvolvimento da curiosidade
Observação dos fenômenos
Reflexão
Pesquisa

Nenhum comentário: