quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alguns pontos apresentados no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o brincar:
 É imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências.
 No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser.
 O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam.
 Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.

O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto.
 Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido.
 É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
 Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo.

Segundo os PCN's o brincar apresenta-se por meio de várias categorias. E essas categorias incluem:
 O movimento e as mudanças da percepção;
 A relação com os objetos e suas propriedades físicas;
 A linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se constroem;
 E, finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se em um recurso fundamental para brincar.

O brincar, de acordo com os estudiosos e pesquisadores do tema, pode ser dividido em duas grandes categorias:
 O Brincar Social: reflete o grau no quais as crianças interagem umas com as outras.
 O Brincar Cognitivo: revela o nível de desenvolvimento mental da criança.

Estas categorias de experiências podem ser agrupadas em quatro modalidades básicas de brincar:
 O brincar tradicional
 O brincar de faz-de-conta
 O brincar de construção
 O brincar educativo

Papel do educador na educação lúdica

"A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si e do mundo, e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA,1987,p.195)

Para nós a formação do Educador Infantil, ganha em qualidade se, em sua sustentação, estiverem presentes três pilares:
I. Formação teórica
II. Formação pedagógica
III. Formação lúdica

Nós professores podemos através das experiências lúdicas infantis obtermos informações importantes no brincar espontâneo ou no brincar orientado. Estas descobertas podem definir critérios tais como:
 A duração do envolvimento em um determinado jogo;
 As competências dos jogadores envolvidos;
 O grau de iniciativa, criatividade, autonomia e criticidade que o jogo proporciona ao participante;
 A verbalização e linguagem que acompanham o jogo;
 O grau de interesse, motivação, satisfação, tensão aparente durante o jogo.
 Construção do conhecimento;
 Evidências de comportamento social.


“O professor deve ter na sua prática a ação de pesquisador e mediador do conhecimento, favorecendo as descobertas infantis e tendo como base a afetividade”. *Alessandra Caldeira da Costa

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