segunda-feira, 22 de junho de 2009


Pesquisando...
Encontrei um material muito interessante neste site www.makingabridge.com

Vamos aproveitar... São textos assinados por Daniela Cosme e Joana Graça.
Parabéns pelo excelente material!

Aqui está:

Ludoterapia: A terapia pelo brincar


Todos sabemos como é importante para a criança brincar, pois é através do brincar que ela expressa as suas emoções e conflitos. O brincar representa para a criança a ponte que permite ligar o mundo interno de sonhos, desejos e fantasias ao mundo externo com suas limitações reais. A criança quando brinca vai descobrindo os contornos da sua vida emocional e elaborando o significado interno das suas vivências de contacto com a realidade e com as figuras importantes de relação.

Os brinquedos assumem a função de mediadores na interacção, entre o psicólogo e a criança, facilitando a comunicação tanto verbal como não verbal.

Na ludoterapia a criança brinca com brinquedos específicos que fazem parte da “mala do ludo”, pode também desenhar, ou simplesmente conversar, desta forma, a criança tem a possibilidade de manifestar os seus medos, ansiedades, defesas e com o apoio do psicólogo gradualmente vai-se organizando internamente, desenvolvendo novas capacidades e aprendendo novas respostas para enfrentar situações emocionalmente exigentes.

As crianças são por si só a expressão da espontaneidade, da energia e da alegria, esta é a sua natureza, quando acontecem desequilíbrios, seja quais forem as causas, cabe a nós adultos, dar-lhes a mão e ajudá-las a voltar a encontrar o seu equilíbrio e a sua naturalidade.


“O prazer mais nobre é o júbilo de crescer e compreender”
Leonardo da Vinci

Nenhum comentário: