segunda-feira, 22 de junho de 2009

O auxílio dos florais


Olá pessoal
Gosto bastante de abordar o uso de florais, vejo resultados excelentes.
Conheça alguns:

Florais de Bach


Os florais e Dr. Bach

Entre 1939 e 1936, um médico inglês chamado Dr. Edward Bach, observou que as doenças eram originárias das alterações e desequilíbrios emocionais. Diante desta descoberta, desenvolveu um método de cura natural utilizando as essências das flores silvestres. Dr. Bach selecionou 38 essências florais constituindo-se num sistema de cura completo da mente através do qual é possível equilibrar aspectos positivos e negativos da cada personalidade, com o objetivo de deixar-nos mais saudáveis.
Os remédios baseados nas essências florais não causam nenhum tipo de dependência orgânica ou psíquica, nem efeitos colaterais sendo inclusive reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde podendo ser utilizados junto a outros métodos terapêuticos.

Outros florais:

Além dos florais de Bach existem outros tipos de florais como os californianos, os florais de minas, os australianos que poderão ser utilizados separadamente ou misturados.
Aqui estarei disponibilizando os Florais de Bach, os demais florais somente em consulta.

Florais na psicopedagogia:

Os florais, na psicopedagogia, tem o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando de forma alguma a intervenção do psicopedagogo.
É importante lembrar que os florais só deverão ser ministrados após o diagnóstico, para que possamos identificar o que o sujeito realmente necessita. Se percebermos, na anamnese, que a mãe ou o pai necessita de algum floral podemos também recomendar.
Devemos, antes de receitar um floral, explicar o que são os florais e perguntar se desejam que o paciente seja medicado com florais e se desejam também para si (os pais ou responsáveis), se for o caso.

Quantidade de florais:

Recomendamos em média três essências, no máximo até seis remédios florais. Lembre-se que quanto menos florais, o efeito é melhor quando se concentra no sintoma mais grave. Numa nova reavaliação, pode-se continuar ou acrescentar uma nova essência.
De início, a pessoa é tentada a escolher vários florais no intuito de corrigir vários problemas, porém é importante escolher os florais que estejam mais próximos da situação vivida pelo paciente, selecionando os sintomas mais crônicos. Analise com cuidado todas as essências e selecione as que estiverem mais próximas dos sintomas.

Conservante:

É importante se colocar o conservante para que a essência não se estrague rápido. O ideal é usar 30% de brandy (conhaque de uva) um conservante que evita a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde.
Para bebês e pessoas com úlcera não é indicado se colocar o conservante ou pode-se diminuir para 10%, mas deve ser guardado em geladeira e o prazo de validade cai de 90 dias com conservante para 20 dias no máximo sem conservante.
A quantidade ingerida de álcool ao final do dia equivale a duas gotas, portanto não é preciso se preocupar, pois não há perigo de dependência.

Dosagem:

4 gotas sublingual, 4 vezes ao dia (Antes de engolir, deixar o líquido alguns segundos na boca). Evitar encostar o conta-gotas na língua ou qualquer região da boca para evitar contaminação.
O período mais importante é quando acordar e antes de dormir, as outras duas pode-se tomar ao longo do dia. Se esquecer de tomar num horário não tome junto 8 gotas por exemplo, dê um tempo para tomar a outra dose.

Conservação:

Mantenha o frasco em lugar seco e ao abrigo da luz. Deixe-os longe de aparelhos eletro-eletrônicos como televisão, forno de microondas, computador. Mantenha-o longe de fornos para que não esquente e altere sua composição.

Período:

Durante 45 dias para uma reavaliação. Este é um tempo suficiente para já se notar uma melhora. Caso contrário, é importante uma reavaliação com o terapeuta.

Uso com outros medicamentos:

Não há problemas em usar juntamente com remédios alopáticos. Na terapia floral não tratamos a doenças, mas as causas que podem estar levando o sujeito a ficar doente.

Outras formas de composição:

Podemos encontrar além dos frascos, florais em creme como o de Bach e o Exultat Gellu), em emplastos ou pingado diretamente sobre a pele. Para purificar o ambiente podemos encontrar em forma de sprays e incensos. Pode-se colocar na água que será bebida por um grupo como a família.
É importante lembrar que o tratamento com os florais deverá ter acompanhamento de um terapeuta.

As essências

Rescue Remedy – É o remédio de urgências e socorro. Deve ser utilizado para resgatar o equilíbrio de nossa energia abalada por algum trauma proveniente de situações como: más notícias, acidentes (com ou sem perda de consciência), aborto, perda de uma pessoa querida.

Medo
_______________________________________________________________

Aspen – Medos vagos e indefinidos, ansiedades, tremores, maus pressentimentos.
Cherry Plum – Impulsos difíceis de controlar, medo de machucar alguém ou a si mesmo por perder o controle. Depressão.
Mimulus – Medo de coisas conhecidas como doenças, escuro, dor. Usado também para timidez, acanhamento, cacoetes.
Red Chestnut – Pessoa ansiosa, antecipa problemas, pessimismo, imagina sempre o pior, superproteção (preocupação excessiva com os outros, medo exagerado que aconteça o pior às pessoas que ama).
Rock Rose – Urgências, emergências graves. Susto, medo, pânico, terror, quando se tem contato com a morte ou com o mal, inconsciência.

Insegurança e Indecisão
_________________________________________________

Cerato – Falta de confiança em si mesmo para tomar decisões. Indeciso, sempre pedindo conselho aos outros. (Indicado para alunos que não tem confiança em si mesmos, em situações como falar em público).

Gentian – Dúvida, desânimo diante de situações imprevistas, sem ânimo, falta de coragem, sentimento de fracasso. (Indicado para alunos com baixa auto-estima que não tem vontade de continuar diante do fracasso).

Gorse – Desesperança, desespero, pessoa que desistiu da luta, pessimismo. (Indicado para alunos também com baixa auto-estima que se sentem fracassadas).

Hornbean – cansaço passageiro, não cumpre as obrigações diárias, acorda cansado, convalescência, deixa tudo para depois. (Indicado para crianças que não tem iniciativa de fazer as tarefas escolares, deixam tudo para depois)

Scleranthus – Incerteza, indecisão diante de duas opções, hesitação. (Indicado para alunos que ficam inseguros nas provas).

Wild Oat – Incerteza quanto à carreira. Dúvida quanto à vocação. (Indicado para alunos que estão para prestar o vestibular e ainda não se decidiram quanto à carreira)

Solidão
_________________________________________________

Heather – Tagarela, detesta ficar sozinho, necessidade de contar os problemas para todo mundo, muito preocupado consigo mesmo.

Impatiens – Impaciência com pessoas mais lentas, irritabilidade, ansiedade, tensão mental. (Indicado para pais que já perderam a paciência com os filhos)

Water Violet – Silencioso, reservado, orgulhoso, distante, pouco envolvimento, introspecção, gosta de estar só, evita discussões, silencia sobre dores e desgostos. (Indicado para crianças e adolescentes que passam muito tempo no quarto sozinhos e isolados).

Falta de concentração, desinteresse no presente
_________________________________________________

Clematis – Sem concentração, distraído, desligado, fantasioso, apatia.

Chestnut Bud – Repetição de erros, lento no aprender, falta de observação ou interesse, não aprende com os erros.

Honeysuckle – Vive preso às lembranças do passado, saudades, não vive o presente nem se projeta para o futuro.
Mustard – Melancolia súbita que surge sem explicação, podendo levar a uma depressão. Perda da alegria e profunda tortura mental.

Olive – Esgotamento mental ou físico, exaustão.

White Chesnut – Pensamento indesejados que atormentam, prisioneiro dos próprios pensamentos, inquietação e tagarelice mental, dificuldade para meditar.

Wild Rose – Conformismo, resignação, não se esforça para melhorar, apatia, não luta.

Sensibilidade excessiva a opiniões alheias
_________________________________________________

Agrimony – grande angústia interior disfarçada por uma alegria superficial, não assume os sentimentos.

Centaury – Timidez, às vezes submisso, descuida-se de si para agradar os outros, geralmente são pessoas exploradas, pessoas fracas, influenciáveis facilmente.

Walnut – Períodos de adaptação, mudanças, transições. (Indicado para crianças em períodos de adaptação escolar, mudanças de escola, de casa, de trabalho, puberdade, gravidez, menopausa, divórcio etc.)

Holly – amor bloqueado, emoções fortes, amor incondicional, sensibilidade excessiva (Indicado para crianças muito dependentes dos pais).

Nenhum comentário: